Dia da Baixada
30 de Abril - Dia da Baixada Fluminense
Tivemos uma tarde toda de oficinas, palestras e jogos, com a participação de estudantes
de escolas municipais e estaduais da região.
Foto: Acervo NIESBF
Cultura e Conhecimento Científico na Baixada Fluminense
Comemoramos, no último dia 30 de abril, o Dia da Baixada Fluminense no espaço da FEBF/UERJ. Desde 2002 e a cada ano, essa comemoração sempre aumenta o tecer de saberes, e prolonga aquilo que é produzido nas salas e laboratórios da universidade para além de seus muros. O tema deste ano foi “Cultura e Conhecimento Científico”, e pudemos mais uma vez conhecer as produções e projetos que destacam os desafios e principalmente as potencialidades da Baixada.
Foi na tarde quente de uma terça-feira, quando pudemos trocar experiências e externar conhecimentos, apresentando alguns dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na unidade.
Professora Lorena Bonomo recepcionando os estudantes. Foto: Lorena Gonçalves
Contamos com a presença e participação de alunas e alunos da educação básica da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, e também do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, ambos localizados na Vila São Luíz, próximos ao campus UERJ Caxias.
Tivemos jogos, palestras e oficinas, organizados pela parceria entre projetos da FEBF: o LABGEOFEAPE - Laboratório de Geografia Física, Estudos Ambientais e Práticas de Ensino, e o NIESBF - Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense, junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ.
Mapas Anaglifos como ferramenta de reconhecimento do espaço e da geomorfologia vivida
Os óculos 3D usados para visualizar o Anaglifo (imagem de cores em camadas que dão um efeito visual de profundidade), levam para uma visualização de diferentes altitudes diante do banner. Nele, está representado o município de Duque de Caxias, e os estudantes puderam identificar sua localização no mapa e ouvir sobre a geomorfologia da cidade.
Foto: Flavio F.Neto
Bolsistas Gabriel Nascimento e Rodrigo Xavier explicado as imagens 3D a partir do mapa anaglifo de Duque de Caxias .
A Biblioteca Virtual Jovem disponibiliza em seu site diversos materiais didáticos para download, inclusive os mapas anaglifos.
Simulador de Chuva e Erosão
Uma estrutura de materiais reaproveitados e reciclados, adaptada para demonstrar como as precipitações atuam na superfície. Nesta oficina os estudantes observaram a diferença de escoamento entre solos com e sem cobertura vegetal.
Foto: Lucas Passos
Veja o vídeo do Simulador de Chuva e Erosão no nosso Instagram através do link: https://www.instagram.com/reel/CzlrSeIL8Zo/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
Jogos Geográficos
Nas oficinas realizadas nas salas da FEBF, alunos da graduação em Geografia coordenaram os Jogos Geográficos. No jogo “Imagem e Ação Geográfico”, os visitantes se divertiram aprendendo sobre Biogeografia e Processos Geomorfológicos. A criação do jogo é da discente Larissa Rosa.
No jogo de cartas “Uno Geográfico”, desenvolvido pelo Professor Thiago Carvalho, foi a vez de ver conteúdos sobre Geografia da População.
Oficina “Cadê meu Tesouro?”
O LaCarthe (Laboratório de Cartografias Históricas-Escolares da UERJ-FEBF) também esteve presente com seus bolsistas e voluntários para participar com jogos geográficos.
A oficina "Cadê meu tesouro" apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem para conteúdos cartográficos de forma lúdica e divertida, com prática de exercícios e a uma competitividade saudável.
Os participantes são levados a uma "caça ao tesouro" pelo campus da FEBF, relembrando e aprendendo o uso da bússola e do mapa, identificando referenciais e se localizando no campus.
Este jogo geográfico foi elaborado pelos discentes Diego Escobar, Ismael Ribeiro e Marcelle Cobuci.
Caixa de Areia Sensorial
A caixa de areia de realidade aumentada é uma ferramenta de ensino que trabalha conceitos geográficos de modo sensorial, quando o estudante move a areia e percebe alterações decorrentes dos seus movimentos, que são detectados por um Kinect, que, conectado a um Data Show e por meio de sensores, ilustra em cores e formas os movimentos das mãos na areia.
É particularmente útil no ensino de conceitos geográficos como formas de relevo, processos erosivos, fluxo de água, além de ser usada na disciplina de Cartografia para estudar curvas de nível. Ela permite aos estudantes experimentar diretamente como seria moldar uma paisagem, proporcionando uma compreensão mais intuitiva e envolvente dos fenômenos geográficos. A oficina foi desenvolvida e é oferecida pelo projeto LaCarthe - Laboratório de Cartografias Históricas-Escolares da UERJ-FEBF, projeto coordenado pelo professor Rodrigo Lobato. A oficina teve supervisão da discente voluntária Juliana Rodrigues dos Santos.
Projeto Horta Agroecológica da FEBF - TEYAS (Territórios, Epistemologia Y Ambientes desde o Sul)
Ação do projeto de extensão Horta Agroecológica Nego Bispo, sob coordenação do Prof. Felipe Tavares, do Departamento de Geografia (DEGEO/FEBF), durante o Dia da Baixada.
Exposição na Galeria Solano Trindade
Ao final das oficinas e jogos e depois de um lanche bacana, os estudantes conheceram mais alguns dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que são realizados por docentes e discentes da FEBF/UERJ.
Ainda na Galeria, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto coordenado pela Professora Vânia Jorge, que realiza a elaboração de trabalhos para inclusão de pessoas com baixa visão.
Posts recentes
Ver tudo20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra No dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra, dia principalmente de...